Informações- Dádiva de Sangue
Intervalo entre dádivas
Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes/ano) e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes/ano) sem qualquer prejuízo para si próprios. Uma unidade de sangue total representa aproximadamente 450ml. Cada pessoa tem em circulação 5 a 6 litros de sangue, dependendo da sua superfície corporal. O sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo. Não há qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue, pois todo o material utilizado é estéril e descartável e usado uma única vez.
Posso dar sangue?
Pode dar sangue se tiver bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é aos 60 anos.
Não dê sangue se:
- alguma vez utilizou drogas por via endovenosa;
- teve contatos sexuais a troco de dinheiro ou drogas;
- sendo homem/mulher, teve contatos sexuais com múltiplos(as) parceiros(as).
se foi parceiro sexual de:
- qualquer dos grupos anteriores;
- seropositivo para o Vírus de Imunodeficiência Humana – VIH;
- portador crónico do Vírus da Hepatite B e Hepatite C – VHB, VHC.
e, ainda se:
- tem história familiar de Doença de Creutzfeldt-Jakob e variante –DCJ, vDCJ;
- fez tratamento com hormona de crescimento, pituitária ou gonadotrofina de origem humana;
- fez transplante de córnea ou dura-máter;
- fez transfusão;
- tem Epilepsia, Diabetes insulino-dependente ou Hipertensão grave;
- teve Paludismo/Malária nos últimos 3 anos;
- teve parto nos últimos 6 meses; está a amamentar (adiar 3 meses após cessar o aleitamento);
- foi operado nos últimos 4 meses;
- fez endoscopia nos últimos 4 meses;
- fez tatuagem ou piercing nos últimos 4 meses;
- teve um novo(a) parceiro(a) sexual nos últimos 3 meses.
Processo da dádiva
Todo o processo da dádiva demora em média 30 minutos. Relembramos que não deve dar sangue em jejum. Poderá tomar uma refeição ligeira sem álcool e sem gorduras, como por exemplo uma sanduíche e um sumo. Se almoçar, deverá completar as três horas de digestão antes de efetuar a sua dádiva.
INSCRIÇÃO
Ao dirigir-se a qualquer Centro Regional de Sangue ou Hospital com serviço de colheita, será atendido por um profissional dos serviços administrativos/técnico de relações públicas que preencherá a sua ficha. É importante que se faça acompanhar pelo seu Bilhete de Identidade para que os seus dados pessoais sejam preenchidos corretamente e para que, mais tarde, receba o Cartão Nacional de Dador de Sangue.
TRIAGEM CLÍNICA
Em seguida, é sempre observado por um médico. Esta triagem destina-se a avaliar o seu estado de saúde para que haja a certeza de que não será lesado pelo facto de dar sangue, nem será prejudicado o doente que o receber. É importante que fale abertamente com o médico sobre a sua história clínica e os seus hábitos de vida. Toda a informação fornecida por si é confidencial. Neste processo, ser-lhe-á entregue um documento denominado “Termo de Consentimento Esclarecido para a Dádiva de Sangue”. Este impresso será preenchido por si e pelo médico durante a triagem clínica. Neste questionário, o dador declara que leu e compreendeu toda a informação e que pôde ser esclarecido pelo médico sobre as dúvidas que surgiram, bem como que respondeu às questões com verdade, consciência e responsabilidade. Ambos, médico e dador, assinam este documento. Após o questionário, é avaliada a tensão arterial e frequência cardíaca e realizado o teste para a determinação do valor de hemoglobina, para verificar se os glóbulos vermelhos são suficientes para dar sangue, sem prejuízo para a sua saúde. Se houver alguma anomalia, poderá ser suspenso, temporária ou definitivamente, dependendo da situação. Acima de tudo é importante salvaguardar a saúde do dador e do doente.
COLHEITA DE SANGUE TOTAL
Uma vez aprovado para a dádiva de sangue, irá ser atendido por enfermeiros na sala de colheita. A punção venosa é realizada de acordo com procedimentos validados, com o auxílio de um sistema de saco e agulha estéril e de utilização única. Deste modo, é conferida a máxima proteção ao dador e ao receptor. Ser-lhe-ão retirados 450 ml de sangue correspondentes a uma unidade de Sangue Total.
REFEIÇÃO LIGEIRA
Por fim, após a colheita de sangue, é servida uma pequena refeição que permite mais alguns minutos de convívio com a equipa que o acompanhou. Assim, todos poderemos certificar-nos que a dádiva de sangue constituiu uma experiência agradável!